segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Lição 3 - Trabalho e Prosperidade - Texto completo EBD CPAD

Posted by Daniel Kock | 06:41 Categories:

Lição 3
20 de Outubro de 2013
Trabalho e Prosperidade


TEXTO ÁUREO
"A bênção do Senhor é que enriquece, e ele não acrescenta dores" (Pv 10.22).


VERDADE PRÁTICA
A Bíblia condena a inércia e a pregui­ça, pois é através do trabalho e da bênção de Deus que prosperamos.



HINOS SUGERIDOS 77, 104, 294

LEITURA DIÁRIA

Segunda- Pv 10.22
A bênção do Senhor prospera

Terça- Pv 3.9,10
A generosidade gera prosperidade

Quarta- Pv 3.13-lS
O conhecimento gera prosperidade

Quinta - Pv 22.13; 24.34
A preguiça afasta a prosperidade

Sexta - Pv 24.30
A preguiça gera displicência

Sábado-Pv 30.25
Poupar também é prosperar


leitura bíblica em classe

Provérbios 3.9,10; 22.13; 24.30-34
3.9,10
9 - Honra ao Senhor com a tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda; 10 - e se encherão os teus celeiros abundantemente, e trasbordarão de mosto os teus lagares.

22.13            
13 - Diz o preguiçoso: Um leão está lá fora; serei morto no meio das ruas.

24.30-34
30 - Passei pelo campo do pre­guiçoso e junto à vinha do homem falto de entendimento;
31 - e eis que toda estava cheia de cardos, e a sua superfície, coberta de urtigas, e a sua parede de pedra estava derribada.
32- 0 que tendo eu visto, o consi­derei; e, vendo-o, recebi instrução.
33 - Um pouco de sono, ador­mecendo um pouco, encruzando
as m
ãos outro pouco, para estar deitado,
34        - assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessi­dade, como um homem armado.

INTERAÇÃO

O trabalho é um dom de Deus para a humanidade. Ele eleva a dignidade do homem e da mulher. Esta, no en­tanto, conquistou um papel de desta­que no mercado profissional. Não se pode ignorar o advento da mulher no mercado de trabalho como elemento revolucionário para o modelo tradi­cional da família. Hoje, na maioria dos casos, mesmo que a mulher opte por não mais trabalhar fora, o ho­mem não consegue prover a família com o próprio salário. O custo de vida é caro, o salário é pequeno, fazendo com que até os aposentados retornem ao mercado formal do trabalho. O fato é que para prosperarem na vida, tanto o homem quanto a mulher devem vem trabalhar, trabalhar... É através do trabalho que prosperamos.     


OBJETIVOS

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
·         Compreender as quatro metáforas | da lição (do celeiro e do lagar, da formiga, do leão e do espinheiro).
·         Reconhecer a importância e o valor do trabalho.
·         Saber que a prosperidade é fruto da bênção de Deus, mas de muito trabalho também.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Prezado professor, reproduza o esque­ma da página seguinte na lousa ou tire cópias. Ao concluir a lição de hoje faça uma síntese das metáforas estudadas usando o auxílio do respectivo esque­ma. Em seguida, afirme à classe que es­sas metáforas são símbolos lingüísticos empregados pela Bíblia para demonstrar a importância e o valor do trabalho na vida do ser humano.


COMENTÁRIO


INTRODUÇÃO

Nas lições anteriores, aprende­mos que um provérbio bíblico utiliza a linguagem metafórica para expressar o seu real significado. De fato a palavra hebraica machal traduzida em nos­sas Bíblias como provérbio —, possui um leque de sig­nificados: parábola, com­paração, alegoria, fábula, provérbio, dito enigmático, 5 símbolo, argumentação ou apologia. Tais recursos lin­güísticos permeiam todo o livro dos Provérbios.
Na lição de hoje, veremos algumas das metáforas usadas pelos sábios para tratar da natureza do trabalho e sua importân­cia. Elas revelam que o labor é uma condição necessária à expressão humana. Ao observarmos o campo, a imagem de um animal ou mesmo a atividade dos insetos, aprenderemos acerca da grandeza do trabalho. Era dessa forma que os sábios da anti­güidade ensinavam, pois quando se entende tais metáforas, compreen­de-se melhor a natureza do trabalho.


I - A METÁFORA DO CELEIRO E DO LAGAR (Pv 3.9,10)

1. A dádiva que faz pros­perar. Em Provérbios 3.9,10, está escrito que devemos honrar ao Senhor com nossas posses e com o melhor de nossa renda. Tal atitude, segundo o sábio, fará com que os nossos "celeiros" se en­cham abundantemente e que trasbordem de mosto os nossos "lagares". O celeiro e o lagar transbordantes são metáforas que representam uma vida abundante! O celei­ro, tradução do hebraico asam, é o lugar onde se deposita a produção de grãos. Quando transbordava era sinal de casa farta! Vemos isso nas bênçãos decorrentes da obediência (Dt 28.8). Mas o conselho do sábio mostra que isso só é possível quan­do há generosidade em fazermos a vontade de Deus.

2. A bênção que enriquece. No mesmo texto, Salomão fala dos bens e da renda adquiridos como fruto do trabalho. Mas a verdadeira prosperidade não vem apenas de nosso esforço, mas principalmente do resultado direto da bênção do Senhor. É exatamente isso o que diz o sábio em Provérbios 10.22.
O celeiro e o lagar somente se encherão e trasbordarão quando a bênção de Deus estiver neles. É a bênção divina que faz a distinção en­tre ter posses e ser verdadeiramente próspero, pois é possível ser rico, mas não ser feliz. A prosperidade integral só é possível com a presença de Deus em nossa vida.

SINOPSE DO TÓPICO (1)
O celeiro e o lagar transbordantes são metáforas que representam uma vida abundante.

RESPONDA
7. O que representam as metáforas do lagar e do celeiro?


II - A METÁFORA DA FORMIGA (Pv 6.6-11)

1. As formigas sabem pou­par. Na metáfora da formiga, o sábio nos exorta a tomarmos uma atitude prudente diante da realida­de da vida: "Vai ter com a formiga". A palavra hebraica usada aqui é yalak, e possui o sentido de "mover-se", tomar uma atitude na vida (Pv 6.6)! Até os insetos podem nos dar lições sobre o trabalho! Mas não é apenas isso que aprendemos com as formigas. Ainda em Provérbios, o sábio Agur invoca o exemplo desses pequenos insetos (Pv 30.25). As formigas possuem uma noção sofisticada de trabalho — "no verão [elas] preparam a sua comida". Isto é, as formigas sabem poupar! Elas não apenas trabalham, mas também poupam. O cristão deve aprender igualmente a poupar recursos para eventualidades futuras.

2. As formigas sabem ser autônomas. O texto de Provérbios diz que a formiga, mesmo "não ten­do superior, nem oficial, nem domi­nador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento" (Pv 6.7,8).
As formigas também são res­ponsáveis e trabalham sem serem vigiadas. O erudito Derek Kidner ob­serva o contraste entre elas e o pre­guiçoso, quando informa que a for­miga não precisa de fiscal, enquanto o preguiçoso precisa ser advertido o tempo todo. A formiga discerne os tempos, o preguiçoso não!

SINOPSE DO TÓPICO (2)
Na metáfora da formiga o sábio nos exorta a tomarmos uma atitude prudente diante da realidade da vida: trabalhar.

RESPONDA
2 Qual a exortação do sábio na me­táfora da formiga?
3 Segundo o erudito Derek Kidner, qual o contraste entre as formigas e o preguiçoso?


III - A METÁFORA DO LEÃO (Pv 22.13; 26.13)

1. Conhecendo o leão. A me­táfora do leão se encontra em duas passagens do livro de Provérbios (22.13 e 26.13). Há uma pequena variante nesses provérbios, mas o sentido é o mesmo — o preguiçoso sempre arranja uma desculpa para fugir do trabalho! Ora o leão está "lá fora", ora está "no caminho" e ora está "nas ruas!". O leão é o mais forte dos animais, e a sua presença causa medo. O fato de o preguiçoso ver o trabalho como um leão significa que ele o encara como uma realidade  difícil de ser enfrentada. Tem medo do trabalho, assim como tem medo do leão! É desnecessário dizer que essa é uma visão completamente equivocada do labor.

2. Matando o leão. Há alguns provérbios populares que expres­sam um sentido semelhante aos provérbios estudados acima. Por exemplo: "a vida é dura para quem é mole"; "matando um leão por dia". Tais ditos populares revelam que a vida pode ser difícil, dura, mas tem de ser enfrentada. Não adianta ficar com medo do leão! O pastor Matthew Henry observa que esse "leão" é fruto da imaginação do preguiçoso e só serve para reforçar a sua inércia. Se há um leão lá fora, é o leão do qual falou o apóstolo Pedro, e ele está rugindo em busca de quem possa devorar
(1 Pe 5.8). O preguiçoso será a sua principal presa!


SINOPSE DO TÓPICO (3)
A metáfora do leão torna-se fru­to da imaginação do homem, quando este busca um álibi para reforçar a sua inércia.

RESPONDA
4. Segundo Matthew Henry, por que não devemos temer "o leão do trabalho"?


IV - O TRABALHO E A METÁFORA DOS ESPINHEIROS (Pv 24.30-34)

1. Trabalho, prosperidade e espiritualidade! Já vimos que o trabalho possui também uma dimen­são espiritual (Pv 3.9). Isso vai de encontro àquilo que pensa o senso comum acerca do trabalho. A idéia que ficou associada ao trabalho é a de que ele é algo meramente mate­rial e totalmente destituído de valor espiritual. Mas não é assim que pen­sa o sábio (Pv 24.30). Quando ele viu o campo do preguiçoso totalmente abandonado, cheio de espinheiros, a primeira sensação que teve foi de um "homem falto de entendimento".
É interessante observarmos que, no hebraico, essa expressão vem carregada de valores espiri­tuais. A palavra hebraica usada para "entendimento" é leb, significando coração, entendimento e mente. A idéia é mostrar o que há no interior do homem — a espiritualidade. Andrew Bowling, especialista em hebraico bíblico, destaca que esse vocábulo é usado para indicar as funções imateriais da personalidade humana. Portanto, o trabalho é algo extremamente espiritual. Ninguém será menos crente porque trabalha, aliás, a verdade é justamente o con­trário (Ef 4.28; 2 Ts 3.10)!

2. Trabalho, ócio e lazer! A análise do sábio sobre a inércia do pre­guiçoso, que favoreceu o nascimento de espinheiros dentro da plantação, é uma forma de ironizar o ócio dele (Pv 24.33,34). Não dá para prosperar mantendo-se de braços cruzados, e muito menos ficando eternamente em repouso! É preciso se mexer. Todavia, esse é apenas um aspecto da questão, pois quem trabalha precisa de des­canso e também de lazer! Deus criou o princípio do descanso semanal (Gn 2.2). Precisamos, inclusive, de tempo livre para estarmos a sós com Deus e com a nossa família.

SINOPSE DO TÓPICO (4)
Apesar de sua importância material, o trabalho é um assunto extremamente espiritual.

RESPONDA
5. De acordo com a conclusão da lição, elabore uma frase ressaltando a visão bíblica e equilibrada entre o trabalho, Deus, a família e o lazer.


CONCLUSÃO

O trabalho dignifica o homem e é por isso que devemos levá-lo a sério. Trabalhando, alcançaremos a verdadeira e bíblica prosperidade. Essa recomendação é valida também para os obreiros, pois se não tiverem cuidado, acabarão por mergulhar numa inércia pecaminosa.
Não devemos, todavia, nos fazer escravos do trabalho. Devemos estar disponíveis também a cultuar a Deus, cuidar de nossa família e, com ela, re­crear-nos. Enfim, se nos dedicarmos ao trabalho, conforme recomenda-nos a Bíblia, teremos uma vida digna e tranqüila na presença de Deus.


VOCABULÁRIO

Alegoria: Modo de expressão ou in­terpretação que consiste em represen­tar pensamentos, idéias, qualidades sob forma figurada. Fábula: Narrativa curta, em prosa ou verso, com personagens animais que agem como seres humanos, e que ilustra um preceito moral.
Estrênuo: Que é valente ou que age com valentia; destemido, corajoso.

SAIBA MAIS Revista Ensinador Cristão CPAD, n° 56, p.37.

RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS
1. Representa uma vida abundante.
2. Termos uma atitude prudente diante da realidade da vida.
3. A formiga não precisa de fiscal, en­quanto o preguiçoso precisa ser advertido o tempo todo.
4. Esse "leão" é fruto da imaginação do preguiçoso e só serve para reforçar a sua inércia.
5. Resposta pessoal.


AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO

Subsídio Teológico "O Lazer e o Renascimento da Vida Sabática”
Os teólogos cristãos há muito têm afirmado que para que a vida atinja seu potencial espiritual pleno, deve ser vivida de maneira dialética e rítmica. O lazer e o trabalho mere­cem quantidades proporcionadas de tempo e energia. Deste modo a alma pode ser nutrida na contemplação e o corpo ocupado no trabalho. O trabalho não é o inimigo. O inimigo é um estilo de vida que revolve-se exclusivamente em torno do traba­lho. A inteireza na vida vem de re­conhecer e experimentar a interação dos ritmos de trabalho, descanso, adoração e divertimento. Surge o reconhecimento da capacidade de­les revitalizarem-se uns aos outros quando lhes é dado o devido lugar. “Uma volta aos ritmos do sábado tem implicações refrescantes para indivíduos, famílias e a sociedade, embora integrá-los com os padrões de vida agitados e destrutivos de fins do século XX venha a testar a resolução até do mais devoto” (VOLF, Miroslav. Trabalho in PALMER, Michael D. (Ed.) Panorama do Pensamento Cris­tão. 1 .ed. RJ: CPAD, 2001, p.272)


AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II

Subsídio Teológico "O que é Trabalho?
'Se ninguém me perguntasse, eu saberia; se quero explicar a quem me pergunta, não sei. ' Era assim que Agostinho expressava sua dificuldade em definir 'tempo'. O mesmo parece verdade com 'trabalho'. Pensamos que sabemos o que é trabalho, mas, quando tentamos pôr em palavras o que pensamos que sabemos o que é trabalho, gaguejamos. Começarei explicando o que é trabalho destacando algumas coisas. Primeiro, embora muito estrênuo, trabalho não é simplesmente labuta e fadiga, como alguns tendem a pensar, interpretando Gênesis 3 em parte incorretamente. Na verdade, muitos gozam do trabalho que fazem e os que fazem são os melhores trabalhadores. Não seria estranho dizer que os melhores trabalhadores não trabalham? Segundo, trabalho não é simplesmente emprego remunerado. Embora a maioria das pessoas nas sociedades industrializadas esteja empregada pela remuneração que percebem, muitos trabalham duro sem receber pagamento. Pegue, por exemplo, as donas de casa (raramente donos de casa) que gastam quase todas as horas em que estão acordadas mantendo uma casa em ordem e criando os filhos. Muitas delas com razão se ressentem quando as pesso­as insinuam que não trabalham; isto é acrescentar um insulto (Você não trabalha) a uma injúria (elas não recebem pagamento).

Precisamos de uma definição abrangente de trabalho, uma que inclua o trabalho desfrutado e o trabalho sofrido, o trabalho remunerado e o trabalho voluntário. Uma definição muito simples de trabalho seria 'uma atividade que serve para satisfazer as necessidades humanas: Você pre­para uma refeição para ter algo que comer; você digita manuscritos para receber um cheque. Em contraste, o propósito de jogar é jogar: Você joga futebol, porque gosta de jogar futebol; você lê um livro, porque gosta de ler livros. Claro que cozinhar pode ser seu passatempo, então você cozi­nha, porque você gosta de cozinhar, e encher estômagos vazios é, nesse caso, um benefício colateral. Semelhantemente, jogar futebol (se você é jogador profissional) ou ler livros (se você é aluno ou professor) pode ser seu trabalho; então você joga, porque precisa de dinheiro ou reconheci­mento, e lê livros, porque precisa passar nos exames ou preparar uma conferência; a pura diversão de jogar ou ler é, então, uma coincidência feliz. “Portanto, trabalhar é uma atividade instrumental: Não é feito para o seu próprio bem, mas para satisfazer necessidades humanas” (VOLF, Miroslav. Trabalhoin PALMER, Michael D. (Ed.) Panorama do Pensamento Cristão, l.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, pp.225-26).

0 comentários:

Postar um comentário

  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube