Lição 3
20
de Outubro de 2013
Trabalho e Prosperidade
TEXTO ÁUREO
"A bênção do Senhor é que enriquece, e
ele não acrescenta dores" (Pv 10.22).
VERDADE PRÁTICA
A Bíblia condena a inércia e a preguiça, pois é através do
trabalho e da bênção de Deus que prosperamos.
HINOS SUGERIDOS 77, 104, 294
LEITURA DIÁRIA
Segunda- Pv 10.22
A bênção do
Senhor prospera
Terça- Pv
3.9,10
A generosidade gera
prosperidade
Quarta- Pv 3.13-lS
O conhecimento gera
prosperidade
Quinta - Pv 22.13; 24.34
A preguiça afasta a prosperidade
Sexta - Pv 24.30
A preguiça gera
displicência
Sábado-Pv
30.25
Poupar também é
prosperar
leitura bíblica em classe
Provérbios
3.9,10; 22.13; 24.30-34
3.9,10
9 -
Honra ao Senhor com a tua fazenda e com as primícias de
toda a tua renda; 10 - e se encherão os teus
celeiros abundantemente, e trasbordarão de mosto os teus lagares.
22.13
13
- Diz o preguiçoso: Um leão está lá fora; serei morto no meio das ruas.
24.30-34
30
- Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do homem falto
de entendimento;
31
- e eis que toda estava cheia de cardos, e a sua superfície,
coberta de urtigas, e a sua parede de pedra estava derribada.
32-
0 que tendo eu visto, o considerei; e, vendo-o, recebi instrução.
33
- Um pouco de sono, adormecendo um pouco, encruzando
as mãos outro pouco, para estar deitado,
as mãos outro pouco, para estar deitado,
34 - assim sobrevirá a tua
pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado.
INTERAÇÃO
O
trabalho é um dom de Deus para a humanidade. Ele eleva a dignidade do
homem e da mulher. Esta, no entanto, conquistou um papel de destaque no
mercado profissional. Não se pode ignorar o advento da mulher no mercado de
trabalho como elemento revolucionário para o modelo tradicional da família.
Hoje, na maioria dos casos, mesmo que a mulher opte por não mais trabalhar
fora, o homem não consegue prover a família com o próprio salário. O custo de
vida é caro, o salário é pequeno, fazendo com que até os aposentados retornem
ao mercado formal do trabalho. O fato é que para prosperarem na vida, tanto o
homem quanto a mulher devem vem trabalhar, trabalhar... É através do trabalho
que prosperamos.
OBJETIVOS
Após
esta aula, o aluno deverá estar apto a:
·
Compreender as quatro metáforas | da lição (do celeiro e do
lagar, da formiga, do leão e do espinheiro).
·
Reconhecer a importância e o valor do trabalho.
·
Saber que a prosperidade é fruto da bênção de Deus, mas de
muito trabalho também.
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Prezado professor, reproduza o esquema da página seguinte na lousa ou tire cópias. Ao concluir a lição de hoje faça
uma síntese das metáforas estudadas usando o auxílio do respectivo esquema. Em
seguida, afirme à classe que essas metáforas
são símbolos lingüísticos empregados pela Bíblia para demonstrar a importância
e o valor do trabalho na vida do ser humano.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Nas
lições
anteriores, aprendemos que um provérbio bíblico utiliza a linguagem metafórica para expressar o seu real
significado. De fato a palavra hebraica machal
—
traduzida
em nossas Bíblias como provérbio —,
possui um leque de significados: parábola, comparação, alegoria, fábula,
provérbio, dito enigmático, 5 símbolo, argumentação ou apologia. Tais recursos
lingüísticos permeiam todo o livro dos Provérbios.
Na
lição
de hoje, veremos algumas das metáforas usadas pelos sábios para tratar da
natureza do trabalho e sua importância. Elas revelam que o labor é uma condição
necessária à expressão humana. Ao observarmos o campo, a imagem de um animal ou
mesmo a atividade dos insetos, aprenderemos acerca da grandeza do trabalho. Era
dessa forma que os sábios da antigüidade ensinavam, pois quando se entende
tais metáforas, compreende-se melhor a natureza do trabalho.
I - A METÁFORA
DO CELEIRO E DO LAGAR (Pv 3.9,10)
1.
A dádiva
que faz prosperar. Em Provérbios 3.9,10, está escrito
que devemos honrar ao Senhor com nossas posses e com o melhor de nossa renda.
Tal atitude, segundo o sábio, fará com que os nossos "celeiros" se encham
abundantemente e que trasbordem de mosto os nossos "lagares". O celeiro e o lagar transbordantes são metáforas
que representam uma vida abundante! O celeiro, tradução do hebraico asam, é
o lugar onde se deposita a produção de grãos. Quando transbordava era sinal de
casa farta! Vemos isso nas bênçãos decorrentes da obediência (Dt 28.8). Mas o
conselho do sábio mostra que isso só é possível quando há generosidade em
fazermos a vontade de Deus.
2.
A bênção
que enriquece. No mesmo texto, Salomão fala dos bens e da renda adquiridos
como fruto do trabalho. Mas a verdadeira prosperidade não vem apenas de nosso
esforço, mas principalmente do resultado
direto da bênção
do Senhor. É exatamente isso o que diz o sábio em Provérbios 10.22.
O
celeiro e o lagar somente se encherão e trasbordarão quando a bênção de
Deus estiver neles. É a bênção divina que faz a distinção entre ter posses e
ser verdadeiramente próspero, pois é possível ser rico, mas não ser feliz. A
prosperidade integral só é possível com a presença de Deus em nossa vida.
SINOPSE
DO TÓPICO
(1)
O
celeiro e o lagar transbordantes são metáforas que representam uma
vida abundante.
RESPONDA
7. O que representam as metáforas do lagar e do celeiro?
II - A METÁFORA
DA FORMIGA (Pv 6.6-11)
1.
As formigas sabem poupar. Na metáfora da
formiga, o sábio nos exorta a tomarmos uma atitude prudente diante da realidade
da vida: "Vai ter com a formiga". A palavra hebraica usada aqui é yalak,
e possui o sentido de "mover-se", tomar uma atitude na vida (Pv
6.6)! Até os insetos podem nos dar lições sobre o trabalho! Mas não é apenas
isso que aprendemos com as formigas. Ainda em Provérbios, o sábio Agur invoca o
exemplo desses pequenos insetos (Pv 30.25). As formigas possuem uma noção
sofisticada de trabalho — "no verão [elas] preparam a sua comida".
Isto é, as formigas sabem poupar! Elas não apenas trabalham, mas também poupam.
O cristão deve aprender igualmente a poupar recursos para eventualidades futuras.
2.
As formigas sabem ser autônomas. O texto de
Provérbios diz que a formiga, mesmo "não tendo superior, nem oficial, nem
dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento"
(Pv 6.7,8).
As
formigas também
são responsáveis e trabalham sem serem vigiadas. O erudito Derek Kidner observa
o contraste entre elas e o preguiçoso, quando informa que a formiga não
precisa de fiscal, enquanto o preguiçoso precisa ser advertido o tempo todo. A
formiga discerne os tempos, o preguiçoso não!
SINOPSE
DO TÓPICO
(2)
Na
metáfora
da formiga o sábio nos exorta a tomarmos uma atitude prudente diante da
realidade da vida: trabalhar.
RESPONDA
2 Qual a exortação
do sábio na metáfora da formiga?
3 Segundo o erudito Derek
Kidner, qual
o contraste entre as formigas e o preguiçoso?
III - A METÁFORA
DO LEÃO (Pv 22.13; 26.13)
1.
Conhecendo o leão. A metáfora do leão se encontra em duas passagens do livro
de Provérbios (22.13 e 26.13). Há uma pequena variante nesses provérbios, mas o
sentido é o mesmo — o preguiçoso sempre arranja uma desculpa para fugir do
trabalho! Ora o leão está "lá fora", ora está "no caminho"
e ora está "nas ruas!". O leão é o mais forte dos animais, e a sua
presença causa medo. O fato de o preguiçoso ver o trabalho como um leão
significa que ele o encara como uma realidade difícil de ser enfrentada. Tem medo do
trabalho, assim como tem medo do leão! É desnecessário dizer que essa é uma visão
completamente equivocada do labor.
2.
Matando o leão. Há alguns provérbios populares que expressam um sentido
semelhante aos provérbios estudados acima. Por exemplo: "a vida é dura
para quem é mole"; "matando um leão por dia". Tais ditos
populares revelam que a vida pode ser difícil, dura, mas tem de ser enfrentada.
Não adianta ficar com medo do leão! O pastor Matthew Henry observa
que esse "leão" é fruto da imaginação do
preguiçoso e só serve para reforçar a sua inércia.
Se há um leão lá fora, é o leão do qual
falou o apóstolo Pedro, e ele está
rugindo em busca de quem possa devorar
(1
Pe 5.8). O preguiçoso será a sua principal
presa!
SINOPSE
DO TÓPICO
(3)
A
metáfora
do leão torna-se fruto da imaginação do homem, quando este busca um álibi para
reforçar a sua inércia.
RESPONDA
4.
Segundo Matthew Henry, por que não devemos temer "o leão do
trabalho"?
IV - O TRABALHO E A METÁFORA
DOS ESPINHEIROS
(Pv 24.30-34)
1.
Trabalho, prosperidade e espiritualidade! Já
vimos que o trabalho possui também uma dimensão espiritual (Pv 3.9). Isso vai
de encontro àquilo que pensa o senso comum acerca do trabalho. A idéia que
ficou associada ao trabalho é a de que
ele é
algo meramente material e totalmente destituído de valor espiritual. Mas não é
assim que pensa o sábio (Pv 24.30). Quando ele viu o campo do preguiçoso totalmente
abandonado, cheio de espinheiros, a primeira sensação que teve foi de um
"homem falto de entendimento".
É interessante
observarmos que, no hebraico, essa expressão vem carregada de valores espirituais. A palavra hebraica usada para
"entendimento" é leb, significando coração, entendimento e
mente. A idéia é mostrar o que há no interior do homem — a espiritualidade. Andrew Bowling,
especialista em hebraico bíblico, destaca que esse vocábulo é usado para
indicar as funções imateriais da personalidade humana. Portanto, o trabalho é
algo extremamente espiritual. Ninguém será menos crente porque trabalha, aliás,
a verdade é justamente o contrário (Ef 4.28; 2 Ts 3.10)!
2.
Trabalho, ócio e lazer! A análise
do sábio sobre a inércia do preguiçoso, que favoreceu o nascimento de
espinheiros dentro da plantação, é uma forma de ironizar o ócio dele (Pv
24.33,34). Não dá para prosperar mantendo-se de braços cruzados, e muito menos
ficando eternamente em repouso! É preciso
se mexer. Todavia, esse é apenas um aspecto
da questão, pois quem trabalha precisa de descanso e também de lazer!
Deus criou o princípio do descanso semanal (Gn 2.2). Precisamos, inclusive, de
tempo livre para estarmos a sós com Deus e com a nossa família.
SINOPSE
DO TÓPICO
(4)
Apesar
de sua importância material,
o trabalho é um assunto extremamente espiritual.
RESPONDA
5.
De acordo com a conclusão da lição, elabore uma frase ressaltando a visão bíblica e
equilibrada entre o trabalho, Deus, a família e o lazer.
CONCLUSÃO
O
trabalho dignifica o homem e é por isso que devemos levá-lo a sério. Trabalhando, alcançaremos
a verdadeira e bíblica prosperidade. Essa
recomendação
é valida também para os obreiros, pois se não tiverem cuidado, acabarão por
mergulhar numa inércia pecaminosa.
Não devemos,
todavia, nos fazer escravos do trabalho. Devemos estar disponíveis também a
cultuar a Deus, cuidar de nossa família e, com ela, recrear-nos. Enfim, se nos
dedicarmos ao trabalho, conforme recomenda-nos a Bíblia, teremos uma vida digna
e tranqüila na presença de Deus.
VOCABULÁRIO
Alegoria:
Modo de expressão ou interpretação que
consiste em representar pensamentos, idéias, qualidades sob forma
figurada. Fábula: Narrativa curta, em prosa ou verso, com personagens animais
que agem como seres humanos, e que ilustra um preceito moral.
Estrênuo: Que é
valente ou que age com valentia; destemido, corajoso.
SAIBA
MAIS Revista Ensinador Cristão CPAD, n° 56, p.37.
RESPOSTAS DOS
EXERCÍCIOS
1.
Representa uma vida abundante.
2. Termos uma atitude prudente diante da realidade da vida.
3. A formiga não precisa
de fiscal, enquanto o preguiçoso precisa
ser advertido o
tempo todo.
4.
Esse "leão" é fruto da imaginação do preguiçoso e só serve para reforçar
a sua inércia.
5. Resposta pessoal.
AUXÍLIO
BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Teológico
"O Lazer e o Renascimento da Vida Sabática”
Os
teólogos
cristãos há muito têm afirmado que para que a vida atinja seu potencial
espiritual pleno, deve ser vivida de maneira dialética e rítmica. O lazer e o
trabalho merecem quantidades proporcionadas de tempo e energia. Deste modo a
alma pode ser nutrida na contemplação e o corpo ocupado no trabalho. O trabalho
não é o inimigo. O inimigo é um estilo de vida que revolve-se exclusivamente
em torno do trabalho. A inteireza na vida vem de reconhecer e
experimentar a interação dos ritmos de trabalho, descanso, adoração e
divertimento. Surge o reconhecimento da capacidade deles revitalizarem-se uns
aos outros quando lhes é dado o devido lugar. “Uma volta aos ritmos do sábado
tem implicações refrescantes para indivíduos, famílias e a sociedade, embora
integrá-los com os padrões de vida agitados e destrutivos de fins do século XX
venha a testar a resolução até do mais devoto”
(VOLF, Miroslav. Trabalho in PALMER, Michael D. (Ed.) Panorama do
Pensamento Cristão. 1 .ed. RJ: CPAD, 2001, p.272)
AUXÍLIO
BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Teológico
"O que é Trabalho?
'Se
ninguém
me perguntasse, eu saberia; se quero explicar a quem me pergunta, não sei. '
Era assim que Agostinho expressava sua dificuldade em definir 'tempo'. O mesmo
parece verdade com 'trabalho'. Pensamos que
sabemos o que é trabalho, mas, quando tentamos pôr em palavras o que
pensamos que sabemos o que é trabalho, gaguejamos. Começarei explicando o que é
trabalho destacando algumas coisas. Primeiro, embora muito estrênuo, trabalho não
é simplesmente labuta e fadiga, como alguns tendem a pensar, interpretando
Gênesis 3 em parte incorretamente. Na verdade, muitos gozam do trabalho que
fazem e os que fazem são os melhores trabalhadores. Não seria estranho dizer que
os melhores trabalhadores não trabalham? Segundo, trabalho não é simplesmente
emprego remunerado. Embora a maioria das pessoas nas sociedades industrializadas
esteja empregada pela remuneração que percebem, muitos trabalham duro sem
receber pagamento. Pegue, por exemplo, as donas de casa (raramente donos de
casa) que gastam quase todas as horas em que estão acordadas mantendo uma casa
em ordem e criando os filhos. Muitas delas com razão se ressentem quando as
pessoas insinuam que não trabalham; isto é acrescentar um insulto (Você não
trabalha) a uma injúria (elas não recebem pagamento).
Precisamos
de uma definição
abrangente de trabalho, uma que inclua o trabalho desfrutado e o trabalho
sofrido, o trabalho remunerado e o trabalho voluntário. Uma definição muito
simples de trabalho seria 'uma atividade que serve para satisfazer as
necessidades humanas: Você prepara uma refeição para ter algo que comer; você
digita manuscritos para receber um cheque. Em contraste, o propósito de jogar é
jogar: Você joga futebol, porque gosta de jogar futebol; você lê um livro,
porque gosta de ler livros. Claro que cozinhar pode ser seu passatempo, então
você cozinha, porque você gosta de cozinhar, e encher estômagos vazios é,
nesse caso, um benefício colateral. Semelhantemente, jogar futebol (se você é jogador
profissional) ou ler livros (se você é aluno ou professor) pode ser seu
trabalho; então você joga, porque precisa de dinheiro ou reconhecimento, e lê
livros, porque precisa passar nos exames ou preparar uma conferência; a pura
diversão de jogar ou ler é, então, uma coincidência feliz. “Portanto, trabalhar
é uma atividade instrumental: Não é feito para o seu próprio bem, mas para
satisfazer necessidades humanas” (VOLF, Miroslav. Trabalhoin PALMER,
Michael D. (Ed.) Panorama do Pensamento Cristão, l.ed. Rio de Janeiro:
CPAD, 2001, pp.225-26).
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